março 12, 2009

O seu filho têm Cancro!

Este é um título que choca algumas pessoas mais sensíveis, mas que é a realidade de muitos pais e mães, que vivem esta experiência na vida, com os seus queridos filhos.

É para eles que eu falo.

Levei algum tempo a pensar como devia descrever aquilo que me vai na alma, os momentos, de angustia e desespero , quando alguém nos diz, seu filho têm um cancro.
não sou uma daquelas pessoas que sabem escrever um lindo texto, num português, mais correcto possível. Mas de certo que algumas das minhas palavras não serão em vão.

Certo dia no início do ano 2009, foi surpreendida com uma frase que não me saiu da cabeça até hoje, "O seu filho têm um cancro".

Não queria acreditar no que ouvia, pois fez reviver uns anos tras a mesma história com alguém muito querido e muito próximo na minha vida!.
Passado 2 dias;
_É grave, muito grave não tenho dúvida, comentava a Dra. que me havia atendido no IPO de Lisboa.
Fiquei bloqueada, não sabia que pensar ou dizer, meus olhos se encheram de lágrimas, e tentei aguentar para que meu filho não nota-se o que ouvira.
Passado 2 dias;
_Seu filho tem um tumor bliteral nos rins com (metástase)nos pulmões,"Tumor de Wilms" é raro e muito grave tem 50% de hipótese de sucesso .
Meu coração partiu-se, fiquei angustiada,não sabia que fazer ou dizer,não queria acreditar.Mas meu filho não pode perceber o que esta acontecer. Porquê o meu filho?Tantas dúvidas na minha cabeça.
Aquela história sem sucesso que vivera á uns anos atrás não me sai da cabeça.Mas a medicina esta avançada, ele e uma criança vai correr tudo bem.É nisso que devo pensar.
Quando me veja todos os dias no IPO , reparo que não é só o meu filho que ali esta.Muitas outras crianças vivem este momentos difíceis na vida deles, mas que os fazem deles uns meninos fortes e especiais, crianças de todas as idades, vários anos numa luta, uns com mais sucesso que outros.
Seus pais vivem as suas vidas junto dos seus filhos, adaptando suas vidas aos seus tratamentos. Uns vivem longe muito longe, outros de países Africanos, em que os pais não estão presentes , por terem mais irmãos pequeninos.Cada um com uma história para contar.

Os Voluntários

São pessoas especiais que dão um pouco de si, para dar carinho atenção aos pais e crianças, para que não fiquem desamparadas e que não se sintam sozinhas, bem aja a todos que se oferecem para voluntáriados, pois precisamos muito deles.

A escolinha do IPO de Lisboa, são umas queridas as professoras.As crianças adoram o espaço.
A Acredita uma organização de pais e amigos das crianças com cancro, entram no quarto do meu filho no 1º dia que entrei no hospital, para dar o apoio e toda a informação.
Agradeço de coração, pois ajudou-me muito a saber lidar com tudo isto.

Bem depois de tudo isto, vi que não era a única, que ali estava, não aconteceu só ao meu filho.
Saber viver e lidar com toda esta situação não é fácil, temos que estar de "bem com a vida" para podermos ajudar, lutar contra esta doença, que afligem tanta gente neste mundo.

Ao olhar para o meu filho e ver nele um sorriso, sabendo ele que esta doente, e aceitou com um sorriso os tratamentos, e o seus limites, com 7 anos, fez-me crescer interiormente.
E é nesse sorriso que vejo a esperança e a luta por cada batalha que temos pela frente.

Saber viver um dia de cada vez, cada tratamento uma etapa. Já passamos a 1ª com sucesso e estamos a lutar pela 2ª etapa. Uma de cada vez, temos um longo caminho a percorrer.....

2 comentários:

Anónimo disse...

Ana, tvz seja das poucas pessoas que entendo o teu sofrimento.Isto se juntar o que conheço do sofrimento do teu passado. Foi preciso muita coragem para descreveres tudo isso, pois sei que cada palavra estava a ser teclada debaixo de lagrimas. Mas nestes momentos a fé, ou lá o que isso seja, é a nossa tábua mais forte a que nos agarramos. Do pouco que nestas alturas te poso oferecer será do fundo do meu coração. A frase que se impoe nestas alturas realmente é e mais especifica..." A esperança é a ultima a .......". Abraço caloroso extensivel ao teu filhote. Eu tenho essa Fé!!!

Paulo Marta

A Silenciosa disse...

Entrei aqui.....li.....chorei

Sou mãe, acima de tudo, acima de qualquer coisa, mas sou abençoada, não imagino a coragem necessária, não imagino o quanto deve ter para esconder, de si, do seu filho.

Não tenho ajuda mágica, sou só mais uma pessoa a desejar a cura para esse milagre que é um filho.

Um beijo