julho 19, 2011

Minha Rica saúde!

Hoje resolvi  arregaçar as mangas e deitar cá para fora o nosso estado de saúde de Portugal.

Infelizmente tive que andar em hospitais públicos por vários motivos pessoais,ultimamente.
E de todos estes anos de ouvir e ver e sentir a realidade,este foi o mais grave.

Mais uma vez tive que recorrer a um hospital de Lisboa já com alguns aninhos para apoiar um familiar próximo.

Depois de várias consultas no centro de saúde isto nos últimos 5 anos lá a médica de família chegou a conclusão que teria que operar a uma hérnia discal.
Exames e mais exames e lá se marca a operação com um tempo de espera de 6 a 9 meses. Casos normais ou não.
O meu familiar começou agravar o estado de saúde, ao punto de deixar de andar em 4 meses. Recorri ao hospital a médica que a deveria operar pedindo atenção a este caso que achamos muito estranho a debilitação  tão rápida. A médica muito simpática lá me atendeu dizendo traga a lá , vamos operará-la o mais rápido que possivel. Bom todo a correr bem ate que a médica repara na sua doente e fica espantada com a gravidade da situação. Com receio de operar pediu um exame"TAC "para ver melhor o que se passava. Mas o aparelho avariou....Pediram um aparelho de outro Hospital de Lisboa e o aparelho avariou...passado 36 horas lá conseguiram o exame. Entretanto foi nós dito que tínhamos que trazer toalhetes e água. Hum!.... descontou 36 anos para a segurança social e não tem direito a água engarrafada no quarto já para não falar em toalhetes que deve ser um luxo no hospital.
Bom mas entretanto o exame "TAC" não deu para resolver nada e custou ao estado uma fortuna. Vamos fazer uma "ressonância" um outro exame e veremos o que se passa. Se o resultado for o mesmo da "TAC"  vai para casa. Mas entretanto ainda não temos resultado desse exame pois também avariou.
Pergunto a mim mesma se vivo em Portugal ou em África país de 3 mundo? Mandar uma pessoa para casa cheia de dores e não andar sem saber o que fazer é humano? Pessoas de baixo recurso não podem pagar seguro de saúde e serem  tratados nós melhores Hospitais.Ficam a morrer?...Porque o estado não têm dinheiro e corta na saúde? Que País é este?
Sei do que falo vivi 2 anos e 6meses Num maior hospital de Oncologia de Lisboa e tudo era controlado com grande dificuldades dos enfermeiros, muitas coisa foi doada pelas  intituiçoes de  solariedade sem fins lucrativos, pais de crianças que por ali passaram e colégios etc...Para que não falta-se o mínimo de conforto aquém lhe faltara a saúde.Bom com isto tudo aguardo o resultado do tal exame da tal máquina que está sempre avaria ....do tal hospital!

Minha Rica Sáude!

Sem comentários: